domingo, 7 de maio de 2017

As Bençãos de Abraão

 As Bençãos de Abraão

 


   Deus prometeu a Abraão que na sua descendência seriam benditas todas as nações da terra. (Gên 12.3b; 18.18) Isso tem sido interpretado por muitos fora do contexto do ensino bíblico, ao se referirem simplesmente à bênção de Abraão, como algo inerente ao próprio patriarca, e que também desejam para si mesmos, como por exemplo as riquezas que ele conseguiu por ter confiado em Deus. Todavia, quando examinamos atentamente no texto bíblico em que consiste a referida bênção, percebemos que se trata de uma referência direta a nosso Senhor Jesus Cristo, que seria descendente de Abraão, segundo a carne, e que é por meio da fé nEle que recebemos o dom do Espírito Santo. Não se trata portanto da bênção que recebemos diretamente de Abraão ou por causa de Abraão, mas como diz a Bíblia, a bênção que Deus prometeu a Abraão, a saber, Jesus Cristo, para a conversão de pessoas de todas as nações, e não apenas de Israel. O texto de Gálatas 3.13-16 apresenta esta verdade de forma muito clara e direta:

“13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. 15 Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitos, mas como de um só: E à tua descendência, que é Cristo.” (Gálatas 3.13-16)

A bênção de Abraão a que se refere à Bíblia, especialmente para nós gentios, é Jesus Cristo, para os que têm fé nEle.


Falamos em Abraão ser o pai da fé, mas porque? Vejamos:

 1- Era caldeu, de uma cidade idólatra e politeísta:O padroeiro da cidade era Nanna, a divindade lunar suméria, e o nome da cidade deriva, em sua origem, do nome do deus, URIM, grafia clássica suméria de LAK. UNUG, literalmente "a morada" (UNUG) de Nanna. Estava, portanto, num meio onde seria mais fácil ser influenciado pela maioria, mas preferiu ouvir a voz de um Deus que se aproximou dele, acreditouconfiou pura e simplesmente.

2- Outro fator que poderia justificaria a permanencia de Abraão em Ur, seria sua avançada idade; para ele era algo que deveria ser impensável, pois do alto dos seus 75, e sua esposa com cerca de 65 (apesar da longevidade descrita em alguns casos de Gênesis, era presumível que naquele contexto já não se viveria tanto Gn 17:17)

3- Independentemente de quando Abraão saiu de Ur, ele deu as costas a uma grande metrópole, iniciando sua jornada de fé para uma terra sobre a qual pouco ou nada sabia e que, provavelmente, tinha muito pouco a lhe oferecer do ponto de vista material.

Tudo isto nos leva a pensar nas objeções e empecilhos que deviam estar em sua cabeça quando ele recebeu o chamado de Deus. Ele partiu de Harã não porque fosse a coisa mais fácil a fazer, mas porque esse era o intento de Deus. Com isso, não desejo glorificar a fé de Abrão, pois, como veremos, no começo ela era muito fraca. Nos estágios iniciais da sua vida, a maioria dos obstáculos foram superados pela iniciativa de Deus. Não porque a fé dele era tamanha, mas porque foi capacitado por uma fé sobrenatural, pela crescente experiencia com Yahweh. Aliás, nem era esta a revelação que Abraão teve, de um Deus pessoal, com nome próprio; esta foi de Moisés. Ou seja, ele agiu pura e simplesmente por fé.

Ratificando e fechando:
" Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho." Hb 11:1-2

Graça e Paz

by Souza e Lanes "Graça x Lei"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário