sexta-feira, 28 de abril de 2017

Devocional 28/04

Jesus, Filho de Davi,tende misericórdia!



   A história de Bartimeu analisada em cada ponto tem riquíssimos aprendizados, pois conta a história de um homem que podia ser cego fisicamente, mas, tinha uma visão de águia espiritualmente falando.
Dentro dessa história é possível abordar como a condição de um homem, seja qual for, não consegue impedir o verdadeiro adorador de clamar (pois Jesus em nenhum momento procura só adoração, mas sim adoradores). Bartimeu teve momentos difíceis em suas vidas, mesmo assim, continuou a clamar no momento que ficou sabendo sobre Jesus e, só parou com o seu milagre realizado.

   Podia ter uma multidão na vida desse homem, más foi vencida por um coração quebrantado e em contrito (Salmos 51.17). De forma alguma Cristo menosprezou aquele homem, antes fez a restauração completa naquela vida, fazendo despertar a fé que salva (Marcos 10.52).

   Não estamos diante de uma história comum, e sim, uma história de vida de superação e desafios vencidos. Por isso, quero crer que esse estudo além de agregar muito conhecimento para você vai te ensinar como passar por momento difíceis e supera-los.


 Um milagre em Jericó
 Marcelo Nascimento

Numa cidade, chamada Jericó,
Anunciaram que Jesus ia passar.
Havia um homem humilhado, desprezado e solitário,
Pois não tinha como ver
A glória de Deus.
Mas quando ouviu
Que por ali ia passar
Um homem que tudo podia resolver,
Então em seu coração
Despertou a esperança.
Naquele instante Bartimeu clamou assim:

Jesus filho de Davi
Tenha compaixão de mim,
Jesus filho de Davi
Atende o meu clamor.

Naquele instante
A multidão vendo-o clamar,
Diziam eles:
Ele não pode te ouvir.
Não podes alcançar o Mestre,
Não adianta insistir,
Pois está longe
Ele não, não vai te ouvir.
Mas ele não se importou com a multidão,
Pois a bênção queria ele receber.
Então Jesus mandou chamar
Esse homem que gritava,
Pois o clamor ao Mestre chegou
Dizendo assim:

Jesus filho de Davi...

Jesus atendendo a ele disse:
"Vai filho, a tua fé te curou,
A tua fé te salvou".


Oremos:

Senhor meu Deus, te conheço pela tua
Infinita misericórdia; por isso
Clamo a ti em alta voz, bradando direto
do meu coração, quebrantado, humilhado
Pela multidão dos meus pecados, que tenta me
Afastar da sua presença.
Sei que não te importas com o que eu tenho,
Nem mesmo com o que
Sou, ou como estou.
Somente te imploro, Senhor
Tenha Misericórdia do meu SER!!!

Resgata minha alma, me leva para perto de ti
Pois este é meu lugar, junto aos teus pés!
Em nome de teu Filho amado, em que tanto nos demostrou
Amor e misericórdia, como ninguém será capaz de demontrar
ti peço

Amém!!!

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Rosa de Saron

 Rosas de Saron





Há uma passagem na Bíblia onde Deus nos compara as Rosas de Saron        (Ct 2:1). para entendermos essa analogia, temos a seguinte explicação:
Saron era uma terra de difícil sobrevivência, uma terra no deserto, árida e muito quente.
Mas Saron tinha a terra ideal para produzir as rosas mais perfumadas que já se viu na terra, onde apenas uma pétala chegaria a produzir uma grande quantidade do mais valioso perfume.
Essas flores possuiam um valor tão alto que os cultivadores na época de floradas costumavam colocar guardas armados para guardar seus cultivos.
As Rosas de Saron são flores cultivadas em terras difíceis, debaixo de um forte sol escaldante, em meio a terreno pedregoso, cheio de espinhos, onde a água é difícil de encontrar, e os predadores são muitos, pois ela é uma flor muito apreciada.
Meditando na comparação de Deus e as rosas de Saron assim somos nós para Deus, flores cultivadas no meio das provas, das dificuldades, das angústias, testados no fogo ardente, humilhados pelos que poderiam nos amar, e perseguidos por aqueles que não amam a Deus, e não reconhecem em nós a beleza das flores e seu perfume.
E, quando começamos a exalar nosso perfume, muitos tentam roubar nosso dom, nossa linguagem, nossa virtude, a alegria de servir a Deus e a confiança de que venceremos, colocando em nós tristezas que até chegam a muitas das vezes nos afastar do jardim de Deus.
Mas assim como os cultivadores das rosas de Saron colocam guardas armados, Deus também coloca seus anjos armados com espadas de fogo como guardas dos seus fiéis, pois aqueles que exala perfume são perseguidos pelo adversário, mas são guardados por Deus.
O perfume do cristão é o seu testemunho, seu temor, sua obediência, a capacidade de suportar as provas sem murmurar, é um doce perfume, e ter em si o dom maior, o amor é o mais caro perfume que temos, e por essa razão Deus comparará aqueles que tem essas características as rosas de Saron.
Somos as flores que produzem o mais valioso perfume: A glória,  obediência, o temor, a consagração, a reverência e toda honra que é dada a um único Deus que fez o céu a terra e tudo quanto neles há!!!
Perfume esse que o próprio inferno se levanta para tentar roubar.
Mas nada pode te tocar ROSA DE SARON, porque a teu respeito foi dada a ordem aos anjos para te guardarem em todos os teus caminhos.
 Detalhe quem entrava nesses jardins saia com o perfume impregnado na pele e onde passava todos sabiam de onde ele tinha vindo ou seja sabiam que  ele tinha passado por Saron.

 Passar tempo na presença de Deus  é como se sentar numa sala tomada por um perfume delicioso. Se ficarmos sentados lá por bastante tempo, absorveremos a fragância e a exalaremos ao sair. Ele estará impregnada em nossas roupas, cabelos e até em nossa pele.

Vamos passar tempo em Saron!


 by Joyce Meyer

Devocional 27/04

Socorro bem Presente



"Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho." - 2 Samuel 22:33
                   
Estas palavras são um cântico de Davi em ações de graça por Deus ter livrado ele das mãos dos seus inimigos, entre eles, Saul. Amados, olhe as palavras de Davi, "Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho." Querendo dizer que sua total confiança era em Deus, sua vida, seus planos e seus caminhos. Tudo nas mãos do Senhor, assim sendo, não tinha medo, perda, nada, porque Deus é Deus, e tudo pode.                      

Amados, não podemos entregar a vida e os nossos problemas a Deus,e ficar duvidando e perguntando "será que pode?" "Será que Deus vai fazer?" Amados, Deus pode tudo, é só Ele querer, é tudo dele, tudo Ele fez e comanda e controla, não tem porque duvidar, não crer. Sei que somos fracos demais. Mas é preciso crer, e fazer como Davi. "Deus é a minha força", que lindo, com Ele na frente tudo dará certo na minha e na sua vida. É preciso orar mais e pedir a Deus para confiar mais em Deus.

Quando dizemos "Deus é a minha fortaleza e força", é para ser mesmo, irmãos, confia, Deus é fiel. Ele é o autor de nossas vidas, tudo sabe a nosso respeito. Então, não temas, confia, espera e descansa nele, no tempo certo, Deus te entregará nas tuas mãos a minha é a tua vida. Davi louvou, dançou e confiou no Senhor, Davi foi humano com nós, pecou também, como nós, mas além de confiar em Deus, foi obediente. Façamos o mesmo, não é fácil, mas prossigamos, o foco, a meta é Jesus.

Confio Em Ti
Davi Sacer

🎤Eu não vou mais olhar atrás
O que passou não volta mais🎶
🎵Não temerei o que virá
Minha esperança está em Deus🎶

🎤Cada lágrima que chorei
Cada sonho que perdi🎶
🎼Coloco aos teus pés
Levanta-me, Senhor🎶

🎤Eu confio em ti
Nada poderá me afastar de ti🎶
🎧Tu és a minha fonte, meu sustento
Meu amigo fiel🎶

🎤Eu confio em ti
Nada poderá me afastar de ti🎶
🎹Em todo tempo eu sei que estás comigo
Meu amigo fiel🎶

🙏🏼 OREMOS 🙏🏼

 Pai amado e querido, a vida de quem está na Sua presença é sempre atacada por aqueles que não suportam aquele que fica honestamente em compromisso Contigo, os ataques acontecem para que estejamos sempre em vigilância e para isso é preciso que estejamos sempre firmados na sua Palavra e tb na confiança do Seu auxílio e socorro sempre presentes. Confiar no senhor é ter a certeza que vamos vencer todos os obstáculos que surgirem, sem nenhuma sombra de dúvida... E lhe peço Senhor essa certeza em todos os momentos no meu coração! Sei que há um preço a pagar para estar Contigo em Seu reino e estou com total disposição para pagar, sê comigo em todos os momentos e eu confiarei em Ti Assim eu oro em nome de Jesus.

🙌🏾Amém!🙌

By Genis "Graça x Lei"

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Jesus e a natureza de Deus

Jesus  e  a  Natureza  de  Deus 


  De  acordo  com  a  História,  um  dos  tópicos  mais  controvertidos entre  os  que  afirmam  seguir  a  Bíblia  tem  sido  a  natureza  de Jesus  e  sua  relação  com  o  Pai.  Nos  primeiros  cinco  séculos após  a  encarnação  de  Cristo,  os  cristãos  passaram  pelas chamadas  "controvérsias  cristológicas":  vários  grupos  defendiam visões  completamente  diferentes  com  respeito  à natureza  de Jesus  Cristo  e  do  ser  divino.  Isso  talvez  não  nos  cause  nenhum espanto.  Satanás  desejaria  mais  do  que  nunca  introduzir  entre os  discípulos  erros  no  que  se  refere  à natureza  de  Deus,  sendo esses  erros  básicos  e  extremamente  prejudiciais.  Além  disso, qualquer  ser  humano  que  tente  compreender  a  natureza  de Deus  está lidando  com  um  assunto  muito  mais  profundo  que  ele mesmo.  É natural  tentar  reduzir  Deus  às  condições  humanas  e começar  a  analisá-lo  de  acordo  com  as  limitações  humanas. Mesmo  hoje,  há acirradas  controvérsias  entre  os  supostos seguidores  do  Senhor  Jesus  no  que  diz  respeito  à natureza  e  ao conceito da divindade.

Jesus  é Deus 

   Vários  grupos  negam  a  absoluta  divindade  de Cristo.  As  testemunhas  de  Jeová,  por  exemplo, negam  que  Jesus  seja  Deus  com  D  maiúsculo. Segundo  eles,  ele  é um  deus,  um  arcanjo  muito elevado,  mas  não  é igual  a  Deus  Pai.  Os  teólogos modernos  muitas  vezes  ensinam  que  Jesus  era  um grande  homem,  um  mestre  maravilhoso  e  um grande  profeta,  mas  não  Deus  na  verdade.  A  Bíblia ensina que Jesus é Deus. Há vários  itens  "porém"  que  devem  ser  ligados  a  essa afirmação.  Quando  Jesus  se  fez  carne,  passou  a  ser  humano. Participou  da  nossa  natureza;  submeteu-se  à experiência humana.  Assim,  experimentou  a  fome,  a  sede,  o  cansaço. 
Nas palavras  de  Paulo:  "pois  ele,  subsistindo  em  forma  de  Deus,  não julgou  como  usurpação  o  ser  igual  a  Deus;  antes,  a  si  mesmo  se esvaziou,  assumindo  a  forma  de  servo,  tornando-se  semelhança de  homens;  e,  reconhecido  em  figura  humana,  a  si  mesmo  se humilhou,  tornando-se  obediente  até à morte  e  morte  de  cruz" (Filipenses 2:6-8).  
  
É importante  entendermos  que,  quando  Jesus se  fez  homem,  não  deixou  de  ser  Deus.  Ele  era  Deus  vivendo como  homem.  Mas  restringiu-se  a  forma  e  a  limitações  muito diferentes  da  natureza  de  sua  existência  eterna.  Ao  afirmar  que Jesus  é Deus,  então,  não  estamos  tentando  negar  a  realidade de Jesus se ter tornado verdadeiro ser humano. Afirmar  que  Jesus  é Deus  não  é afirmar  que  ele  é o  Pai. Seria  válido  admitir  já de  início  neste  estudo  que  se  acha revelada  nas  Escrituras  uma  nítida  diferença  entre  o  papel  do Pai  e  o  do  Filho.  Uma  delas  é que  foi  o  Filho  que  se  fez  carne, não  o  Pai. Mas,  o  que  é mais  fundamental,  o  Pai  parece  ser revelado  na  Palavra  como  o  planejador  e  diretor,  e  o  Filho,  como o  concretizado.  O  Filho  submeteu-se  à vontade  do  Pai.  Nesse sentido,  Jesus  afirmou: "O  Pai  é maior  do  que  eu"  (João  14:28). Entendemos  que,  de  acordo  com  as  Escrituras,  o  marido  deve ser  a  cabeça  da  esposa,  e  ela  deve  submeter-se  ao  marido.  Mas isso  não  significa  que  o  marido  seja  superior  em  essência; simplesmente  tem  um  papel  de  autoridade.  Tanto  marido  quanto mulher  são  plena  e  igualmente  humanos.  Da  mesma  forma,  a liderança  do  Pai  e  a  submissão  do  Filho  não  implicam  diferença de  natureza. Ambos  são  plena  e  igualmente  divinos.

 O Testemunho  das  Escrituras 

A  Bíblia  deixa  bem  claro  que  Jesus  é Deus. "Porque  um menino  nos  nasceu,  um  filho  se  nos  deu;  o  governo  está sobre  os  seus  ombros;  e  o  seu  nome  será:  Maravilhoso Conselheiro,  Deus  Forte,  Pai  da  Eternidade,  Príncipe  da Paz"  (Isaías  9:6). O  menino  que  haveria  de  nascer  se chamaria  "Deus  Forte”. Em João  1:1:  "No  princípio  era  o  Verbo,  e  o  Verbo estava  com  Deus,  e  o  Verbo  era  Deus"; "Respondeu-lhe Tomé:  Senhor  meu  e  Deus  meu!" (João  20:28).  Tomé dirigiu-se  a  Jesus  dizendo:  "Senhor  meu  e  Deus  meu". Tomé estava  errado?  Jesus  não  achou  que  estivesse, pois  disse:  "Porque  me  viste,  creste?  Bem-aventurados são  os  que  não  viram  e  creram"  (João  20:29). 
Essa passagem é uma comprovação tão forte da divindade de Cristo, que já se inventaram inúmeras explicações para recusá-la. Por exemplo, Tomé estava apenas manifestando o seu espanto, como alguém hoje, que talvez dissesse: "Ó, meu Deus do céu". Mas isso implicaria dizer que Tomé estava usando o nome de Deus em vão. No entanto, Jesus o elogiou por isso. Outros acreditam que Tomé estava chamando Jesus seu Senhor e depois voltando-se ao Pai, dizendo "Deus meu". Mas o texto diz: "Respondeu-lhe Tomé". Tomé estava reconhecendo que Jesus era seu Deus.

Examine estes textos: "Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre" (Romanos 9:5). "Aguardando a bendita esperança e a manifestão da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13). "Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 1:1). Todos se referem a Jesus como Deus.

Jesus afirmou ser Deus em várias ocasiões. Em João 5:17, ele disse: "Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também". Os judeus entenderam devidamente a afirmação de Jesus como uma indicação de que ele era igual a Deus (João 5:18). Em João 10:30, Jesus declarou: "Eu e o Pai somos um". Jesus fez a ousada declaração em João 14 de que vê-lo significava ver o Pai: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14:7-9). (Veja também as afirmações de Jesus em João 8:56-59, as quais serão discutidas numa seção posterior deste artigo.

Jesus aceitava ser adorado

Somente Deus deve ser adorado. Adorar a criatura é idolatria e é terminantemente proibido nas Escrituras (veja Romanos 1:25). O próprio Jesus afirmou: "Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4:10) ao citar Deuteronômio 6:13 em resposta à tentação de Satanás. Em nenhum lugar das Escrituras um homem justo aceitou ser adorado. Pedro recusou-se a permitir que Cornélio se curvasse diante dele (Atos 10:25-26). Paulo e Barnabé ficaram abismados quando o povo de Listra se preparou para adorá-los como deuses. Tomaram imediatamente uma atitude: "Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas cousas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra o mar e tudo o que há neles" (Atos 14:14-15). Os anjos são seres celestes superiores aos homens, mas nem mesmo eles aceitam ser adorados (Apocalipse 19:10; 22:8-9).

É bem notável, então, que Jesus tenha aceitado a adoração do homem. Quando Jesus acalmou a tempestade, "os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!" (Mateus 14:33). Jesus não os repreendeu por louvá-lo. O cego que Jesus curou em João 9 o adorou (João 9:38). Várias vezes os discípulos adoraram a Jesus após a ressurreição, e Jesus jamais deu a entender que aquilo não era certo (Mateus 28:9,17). Jesus na realidade ensinou de modo claro: "Que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou" (João 5:23). Nenhum homem justo e nenhum anjo do céu (nem o mais exaltado) jamais pediu que os homens os honrassem da mesma forma que honram ao Pai. Se Jesus não fosse Deus, então João 5:23 seria uma das blasfêmias mais audaciosas que jamais foram proferidas por lábios humanos.

Os cristãos primitivos adoravam a Jesus: "O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém" (2 Timóteo 4:18). "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno" (2 Pedro 3:18). Repare na surpreendente semelhança da adoração oferecida ao Pai com a oferecida ao Filho. Falando do Pai, Pedro disse: "A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém." (1 Pedro 5:11). Mas, em referência ao Filho, João escreveu: "A ele a glória e o dóminio pelos séculos dos séculos. Amém" (Apocalipse 1:6). Deus ordenou que mesmo os anjos devem adorar ao Pai: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem" (Hebreus 1:6).
Todas as hostes celestes adoram a Jesus do mesmo modo que adoram o Pai. Os quatro seres viventes e os 24 anciãos "E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:9-10). O texto prossegue: "Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém; também os anciãos prostararam-se e adoraram" (Apocalipse 5:11-14).

Essas declarações de adoração a Jesus Cristo constituem a mais forte prova de sua divindade. As Escrituras declaram, sem hesitar, que somente Deus deve ser adorado, mas Jesus é adorado no céu pelas mais elevadas criaturas celestes. Jesus é até ligado ao Pai na mesma declaração de louvor. Paulo escreveu a verdade: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:9-11).

Afirmações indiretas

Há muitas coisas que Jesus fez que somente Deus é capaz de fazer. Jesus perdoou os pecados dos homens, mas somente Deus pode perdoar pecados (veja Marcos 2:1-12; Lucas 7:36-50). Ele afirmou ser capaz de dar vida (João 5:21; 10:28; 17;2) e de julgar o mundo (Mateus 7:23; 16:27; 25:31-46; João 5:22-27), habilidades que pertencem exclusivamente a Deus. Jesus criou o mundo (João 1:1-3, 10) e o sustém (Colossenses 1:17). Jesus fez afirmações que implicavam a sua onipresença (Mateus 18:20; 28:20) e onisciência (Marcos 12:25;Mateus 9:4; 12:25; veja também Apocalipse 2:23; 1 Reis 8:39). Ele afirmou ser maior que o templo, maior que Jonas e maior que Salomão (Mateus 12:6, 41-42). Ele afirmou não ter pecado (João 8:46). Tudo isso o põe sem dúvida na categoria de Deus.

Jesus ensinou que vê-lo era ver o Pai (João 12:45; 14:9), que crer nele era crer no Pai (João 12:44) e que conhecê-lo era conhecer o Pai (João 8:19; 14:7). Ele disse que quem o recebe, recebe o Pai (Marcos 9:37); que quem o honra, honra o Pai (João 5:23); mas quem o rejeita e o odeia, rejeita e odeia o Pai (Lucas 10:16; João 15:23). Qual mero homem, qual arcanjo poderia fazer afirmações como essas?

O que Jesus disse refletia a noção da sua própria importância. Ele disse que era a luz do mundo, o pão da vida, a ressurreição e a vida e o único caminho para o Pai (João 6;35; 8:12; 11:25; 14:6). Ele disse que as coisas que estavam escritas no Antigo Testamento foram escritas a seu respeito (Lucas 24:27, 44; João 5:39, 46). Ele disse que, quando o Espírito Santo viesse, ele o glorificaria (João 14:26; 15:26; 16:14). Jesus mostrou que era imprescindível ir a ele, ouvi-lo, crer nele, confessá-lo e segui-lo (Mateus 11:28-30; João 6:45; 18:37; 8:24; 11:25; Mateus 10:32-33; João 8:12; 10:27). Ele nos ensinou a perder a vida por amor a ele (Lucas 9:24) e amá-lo mais que ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos e à própria vida (Mateus 10:37; Lucas 14:26). Fazendo uso de uma metáfora ousada, Jesus disse que devemos comer a sua carne e beber o seu sangue para que possamos ter vida (João 6:51-58). O Senhor deixou a ceia em memória dele, para que nunca viéssemos esquecê-lo (Lucas 22:19). Ele ensinou que a sua vidaseria entregue em resgate por muitos (Mateus 20:28; 26:28; João 10:15; 12:32).

Ou Jesus era um egoista arrogante, ou era Deus. Diante de suas afirmações ousadas, não há meio-termo. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra" (Mateus 28:18).

Jesus é o Deus revelado no Antigo Testamento


Há duas palavras traduzidas por "Senhor" no Antigo Testamento. Uma delas significa simplesmente senhor, mestre, amo. A outra é geralmente escrita em letras maiúscula e significa "Eu Sou", ou seja, aquele que existe por si mesmo, o eterno. Esse "SENHOR" tem origem numa palavra hebraica de quatro letras: "YHWH". Mas os judeus não pronunciavam a palavra; eles simplesmente diziam "SENHOR" sempre que a encontravam na leitura da Bíblia. Eles criam que "YHWH" fosse santo demais para ser proferido por seres humanos. Assim, a maioria das traduções da Bíblia simplesmente traduz "YHWH" por SENHOR. Poucas traduzem por "Jeová". Essa palavra é importante no entendimento da natureza de Cristo, porque é uma palavra que só se aplica a Deus. Uma palavra como senhor, que é tão comum, poderia ser usada em respeito a um superior. Mas a palavra "YHWH" (SENHOR, ou Jeová, Eu Sou) só poderia ser empregada corretamente em referência ao único e verdadeiro Deus.

Jesus disse que ele é YHWH, Eu Sou: "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse EU SOU." (João 8:58).2 Era uma declaração chocante, e os judeus pegaram pedras ali mesmo para apedrejar Jesus por blasfêmia (João 8:59). Muitos textos aplicam profecias sobre Jeová (o "SENHOR") a Jesus. João Batista ia preparar o caminho para o "SENHOR" (Isaías 40:3; veja Mateus 3:3; Marcos 1;3; Lucas 3:4-5). A glória do "SENHOR", vista por Isaías, era uma visão da glória de Jesus (Isaías 6; João 12:37-43). Não são casos isolados. Várias afirmações sobre o SENHOR no Antigo Testamento são aplicadas a Jesus no Novo.3 Jesus também é Deus Jeová, o SENHOR.

Jesus não é o Pai

Algumas pessoas tomam as evidências apresentadas acima e ensinam que Jesus é a mesma pessoa que o Pai. Elas acreditam que o Pai e o Filho não passam de manifestações diferentes da mesma pessoa. Eles fazem uso da seguinte ilustração: um homem pode ser ao mesmo tempo pai e filho. Isso é verdade. Eu sou tanto pai, como filho. Mas eu não sou o meu próprio pai, nem sou o meu filho. A Bíblia revela três pessoas diferentes que compõem o único Deus.

Há inúmeros textos que mostram a diferença entre a pessoa do Pai e a do Filho. "Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho" (2 João 9). "Tanto o Pai como o Filho" leva a entender a existência de dois seres. Jesus afirmou ter duas testemunhas: ele mesmo e o Pai. "Se eu julgo, o meu juizo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim." (João 8:16-18). Se Jesus fosse a mesma pessoa que o Pai, haveria uma só testemunha, mas Jesus disse claramente que havia duas. (Veja também 1 João 2:22; 1 Coríntios 8:16).

"Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou" (João 8:42). O Pai enviou o Filho. O Filho não se enviou. Portanto, o Pai não é o Filho.

Jesus muitas vezes orou ao Pai (Lucas 23:34, 46). Estava Jesus orando a si mesmo? Ele ensinou os discípulos a orar: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9), estando ele próprio na terra. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (João 14:16). Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos uma só pessoa, então Jesus orou a si mesmo e pediu que enviasse a si mesmo.

O Pai reconhecia o Filho: "E eis uma voz dos céus,que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mateus 3:17). Será que o Pai estava simplesmente falando para si a respeito de si mesmo? Jesus disse que, se ele glorificasse a si mesmo, a sua glória não seria nada (João 8:54).

"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). Jesus veio fazer a própria vontade, ou não? Se respondermos que sim, contrariamos Jesus. Se dizemos que não (a resposta correta), então admitimos que Jesus e o Pai são pessoas distintas, porque Jesus de fato veio fazer a vontade do Pai. (Veja também João 8:29).
    O Filho retornou ao Pai no céu (João 16:28; 20:17). Se Jesus é o Pai, ele já estava no céu antes de subir para junto de si mesmo. Jesus retornou ao céu para entrar na presença de Deus (Hebreus 9:24). Mas ele já estava na sua própria presença. Se o Filho e o Pai são a mesma pessoa, por que Jesus tinha de ir para o céu para entrar na presença dele próprio?
    Vários textos mostram que Jesus está assentado à direita de Deus (Colossenses 3:1). Seria uma grande façanha alguém sentar à direita de si mesmo!
Jesus disse que somente o Pai sabia o momento exato de sua vinda; isso nem mesmo ele sabia (Mateus 24:36). Se Jesus era o Pai, então ele sabia algumas coisas que não sabia?
Quando Jesus retornar, ele entregará o seu reino de volta ao Pai e se sujeitará ao Pai (1 Coríntios 15:24-28). Será que Jesus entregará o reino a si mesmo e se submeterá a si mesmo?
As Escrituras ensinam com uma clareza inconfundível a distinção entre o Pai e o Filho.

A natureza da divindade

Deus é uno (Deuteronômio 6:4; Isaías 40-48; Marcos 12:29; 1 Timóteo 1:17; Tiago 2:19; 4:12, etc.).  A natureza de sua unidade é o assunto em pauta. Com base mesmo no que se evidenciou acima, deve estar claro que a unidade de Deus é uma união, não uma unidade absoluta.
A palavra equivalente a Deus no Antigo Testamento (elohim) é uma formação no plural. A palavra equivalente a um, empregada em referência a Deus no Antigo Testamento (echad) também é uma forma plural. Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança . . ." (Gênesis 1:26). A quem se refere esse "nossa"? Somos criados à imagem de Deus, mas há mais de uma pessoa que compôs Deus. Atente para essas afirmações: "Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente" (Gênesis 3:22). "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro" (Gênesis 11:7). Desde os primeiros capítulos da Bíblia, vemos Deus revelado como uma unidade plural (veja também Isaías 6:8). Existe até mesmo diálogos registrados entre Deus e Deus na Bíblia: veja Salmos 110:1, por exemplo.

Em que sentido o Pai e o Filho são um? São uma só pessoa? Ou são um em unidade e em propósito? Observe atentamente João 17:20-23: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim." Esse texto ensina que os cristãos devem ser um como o Pai e o Filho são um. Os cristãos devem passar a ser uma só pessoa? Ou será que devem ser um em unidade e em propósito? Já que a unidade que os cristãos devem ter não é a de ser uma só pessoa, então a unidade do Pai e do Filho não significa que são a mesma pessoa. A Bíblia muitas vezes trata de coisas que são unas. Marido e mulher são um (Mateus 19:4-6; Efesios 5:31). O que planta e o que rega são um (1 Coríntios 3:6-8). Os cristãos são um (1 Coríntios 12:14). E também o Pai e o Filho (e o Espírito Santo) são um.

Embora nos tenhamos concentrado principalmente no Pai e no Filho, as Escrituras mostram que o Espírito Santo também é uma pessoa divina. O Espírito Santo é revelado como um ser pessoal. Ele faz o que somente uma pessoa pode fazer: fala (1 Timóteo 4:1); ensina(João 14:26); reprova (João 16:8); orienta (Gálatas 5:18); intercede (Romanos 8:26); chama (Atos 13:2); pensa (Romanos 8:27; 1 Coríntios 2:10-11); toma decisões (Atos 13:12; 15:28). Os sentimentos que tem só uma pessoa pode ter: é alvo de mentiras (Atos 5:3); é resistido (Atos 7:51); é desprezado (Hebreus 10:29); fica entristecido (Efésios 4:30); fica irado (Isaías 63:10); é blasfemado (Mateus 12:31). O Espírito Santo tem características divinas: é onisciente (1 Coríntios 2:10-11) e onipresente (Salmo 139:7-10).

O Novo Testamento une Pai, Filho e Espírito Santo de modo impressionante. Muitos textos mencionam os três: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Coríntios 13:13). "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19). "Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas." (1 Pedro 1:2; veja também Romanos 15:30; 1 Coríntios 12:4-6; 6:11; 2 Corìntios 1:20-21; Gálatas 4:6; Efésios 2:18; 3:14-17; 5:18-20; 1 Tessalonicenses 5:18-19; 2 Tessalonicenses 2:13; Tito 3:4-6; 1 João 4:13-14; Judas 20-21; Apocalipse 1:4-5). Embora a Bíblia em momento algum apresente uma definição teológica de Deus, é possível entender alguns aspectos de seu ser estudando a revelação dada nas Escrituras. O que podemos concluir é: Deus é o nome dado à natureza divina, a há três seres que partilham dessa mesma natureza divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 


by Gary Fischer "estudosdabiblia.net

Devocional 26/04

 Resgate

 

 Jó: 19:25
Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.


Jó, homem de Deus, já sabia que o Redentor viria para nos resgatar de nossos pecados e nos reconectar, nos ligar novamente ao Pai.  Para restabelecer o relacionamento que fora quebrado pela queda do homem, que escolheu se afastar de seu criador para viver por sua conta, com a força do seu braço, fazendo escolhas erradas. No versículo seguinte, ele fala uma coisa extraordinária! Diz que depois de sua pele consumida, estando fora da carne, verá a Deus. Que inspiração do Espírito de Deus! Ele ja falava da vinda de jesus, da ressurreição de jesus e da nossa ressurreição.
Ai de nós, se essa promessa não fosse verdadeira!

No NT, Paulo reafirmou isso dizendo: "que, assim como jesus ressuscitou, nós também ressuscitaremos num corpo glorificado para ir ao encontro de dele. Deus é bom! É  misericordioso! Qual o sentido de vir aqui sofrer, morrer e depois ir para o inferno, ou então ser destruído para sempre, numa morte eterna?
Por isso não sejamos tolos, ingratos e infiéis. Não deixemos de seguir nosso Jesus! Deus nos deu seu filho Jesus como garantia de nosso retorno para Ele. Porque, só assim, seremos herdeiros da promessa e viveremos no céu com o nosso Deus.




Poderosamente Vivo
Sandra Pires
                                  🎸
Mesmo sem merecer morreu pra eu viver
Na rude cruz tamanha dor sofreu por mim
Foi por amor, o Cordeiro calado por mim se fez pecado
🎶Na sexta-feira faleceu, mas ao terceiro dia reviveu
Ele está vivo, vivo, vivo, vivo ooh
O filho de Davi autor da minha fé Estrela da manhã
Homem de Nazaré
Cabeça da igreja Conselheiro fiel Videira verdadeira Caminho do céu
                                        🎷
Rei dos reis noivo amado Senhor dos senhores meu Advogado
O Todo Poderoso a Verdadeira luz
🎵Venceu na cruz teu nome é Jesus
Ele está vivo, poderosamente vivo, Jesus está vivo
Já não sou eu quem vivo, quem vive em mim é Cristo
Poderosamente vivo, Jesus está vivo
Já não sou eu quem vivo, Ele vive em mim
                               🎻
Era quase meio dia a terra inteira escureceu
O véu do santuário por inteiro se rompeu
Está consumado em alta voz Jesus bradou
🎺Entregou seu Espírito ao Pai o expirou
Maria se aproxima do sepulcro a chorar
Viu o Jardineiro e logo foi lhe questionar
Será que você sabe onde está o meu Senhor?
Maria reconheceu que era Cristo quando Ele pelo nome a chamou
                                      🎤
Raboni, Ele esta vivo, poderosamente vivo, Jesus está vivo
Já não sou eu quem vivo, quem vive em mim é Cristo
Poderosamente vivo, Jesus está vivo, já não sou eu quem vivo
Quem vive em mim é Cristo
🎸Porque Ele vive posso crer no amanhã
Porque Ele vive temor não há
Mas eu bem sei, eu sei que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está
Poderosamente vivo, poderosamente vivo!
                             🎹


🙏🏼 OREMOS 🙏🏼

 Deus Todo Poderoso, bendito é o teu nome. Pedimos ao Senhor que nós perdoe, pois somos pecadores e erramos, precisamos do seu perdão. Senhor, obrigado pela benção de não sermos condenados, mas por termos a redenção através de Jesus, e com ela a esperança dá vida eterna. Ainda não somos capazes de compreender essa grandiosidade que será viver para sempre ao lado do Senhor na eternidade, mas mesmo assim ansiamos pelo dia em que desfrutaremos desta dádiva. Mesmo que o mundo duvide, nós cremos que Jesus é nosso Senhor e salvador, cremos na sua ressurreição, cremos na nossa ressurreição, e cremos na promessa de que ele voltará para nos buscar e levar para si. Oramos assim, em nome de Jesus.

🙌🏾Amém!🙌🏾


by Genis "Graça x Lei"

terça-feira, 25 de abril de 2017

Fé em ação

A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.




Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

O que esta Mulher do Fluxo de Sangue nos ensina.



Em Lucas 8.43 vemos no Evangelho uma irmã que a 12 anos sofria com uma hemorragia e foi buscar tocar em Jesus para conseguir sua cura.
Imaginem 12 anos sofrendo nas mãos dos médicos e sem forças no seu corpo por sempre estar em hemorragia.


Deixando de lado a interpretação detalhada do milagre, retiremos ensinamento que esta mulher nos propõe: Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz em Rm 10:17

“Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo”.            (Rm 10:17)

Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo o que nos impede de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas. A mulher tomou uma decisão tocar a borda do manto de Jesus, tinha fé que seria curada. O milagre aconteceu.

A mulher curada nos mostra o caminho e diz: Agarre, segure o Mestre e confesse, Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.                        

 Então segundo a Lei ela nem poderia tocar no Papai, mas como nosso Deus é amor, Ele entendeu a situação e a curou....Jesus é Maravilhoso mesmo.                        
 Graças porque somos abençoados, graças porque somos predestinados em amor, graças por tão grande salvação em Jesus! Graças porque somos completos em Ti, ó Senhor, reis e sacerdotes do Senhor!

Devocional 25/04

 Os planos do Senhor






"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." - Jeremias 29:11                       

Amados, neste versículo o Senhor diz, para mim e para você, que os planos dele para nós só Ele sabe, só Deus sabe o começo, meio e fim de nossas vidas. Então, não aceite palavras negativas de ninguém. Muitas vezes, as pessoas, ao invés de nos ajudarem, ficam querendo bancar os donos de nosso futuro, dizendo "você não vai ser nada", "você isso", "você aquilo". Não permita, não aceite palavras negativas de ninguém, nem do pastor da sua igreja, porque ele também não sabe do futuro de ninguém. Amados, só Deus sabe o que reservou, planejou e vai realizar na minha e na sua vida.                       

Medite bem no versículo, o Senhor falou para o povo de Israel e fala também para mim e para você, porque a palavra do Senhor não muda. "Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito", a palavra é do Senhor, do Deus Todo Poderoso.                       

"Pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais". Na segunda parte do versículo, Ele nos diz que tem coisas boas para nós, que quer nosso bem. Então, amados, nem escute aquele que só abre a boca para falar negatividade a seu respeito. Só Deus sabe, só Deus nos conhece, o nosso presente e futuro. Confie, creia na fidelidade de Deus, Ele falou, tá falado, Ele cumpre promessas e realiza sonhos, ele é Deus.

🎹
Apesar das feridas,
apesar das decepções
Eu te chamei,
eu te chamei
                      🎤
Apesar do passado,
apesar das desilusões
Eu te chamei,
eu te chamei
                       🎷
Deixa eu te usar para curar
Deixa eu te usar para salvar
Enquanto eu te uso,
eu cuido de tudo que te faz chorar
                            🎺
Eu não te dei
espírito de temor
Mas de ousadia,
onde eu te mandar, tu irás
Onde eu te colocar, tu brilharás
                          🎶
E eu te encherei, e eu te encherei
E eu te encherei, vai, vai, vai em paz
                          🎵


🙏🏼 OREMOS 🙏🏼

 Deus amado, bendito, digno de toda honra e todo louvor, te agradeço por me amar primeiro, por traçar planos maravilhosos para minha vida. Senhor, sei que não sou merecedor(a) de Tuas bênçãos, mas sei que Teu amor incondicional me alcançou. A cada novo dia me dás a chance de viver seus planos. Preciso  entender sua vontade para vive - la. Tua vontade é sempre de paz e não de guerra, sei que queres o melhor para mim. O mundo pode dizer o contrário, mas Tu sabes o que realmente preciso, mais que eu mesmo (a). Sei que Tua mão está sobre mim, me abençoando e guardando de tudo que achas necessário. Que os Teus planos prevaleçam em minha vida. Assim oro em nome de Jesus.

🙌🏾Amém!🙌🏾


by Genis "Graça x Lei"

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Devocional 24/04

Crer e Observar


João: 3:16
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

O versículo acima, diz para mim e para você, que todo aquele que crer terá a vida eterna.  Amados, é uma promessa do próprio Jesus, quando ele está explicando a Nicodemos, sobre a salvação. E como Deus não mente e cumpre promessas, com certeza que se você e eu cremos, seremos salvos. Queridos, a Palavra do Senhor é bem clara quando diz: "TODO AQUELE QUE CRER, SERÁ SALVO".  A Palavra do Senhor não diz religião tal, igreja tal...
É todo aquele que crer. Crer que Jesus veio, pregou a Palavra e morreu na cruz, por mim e por você. Mas ele ressuscitou viu? Sim, ele ressuscitou e está vivo no céu, e depois voltará para julgar e levar os seus escolhidos para morar no céu com ele.

É preciso crer, amados. Deus existe, sim. Ele fez a mim e a você e tudo o que na Terra há. Ele prometeu a todo que crer. Quem prometeu não foi homem da Terra, foi Jesus, que tudo pode. Em Números 23:19 diz: "não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa." Então a promessa foi feita e será cumprida, pois Deus jamais prometeria nos buscar se não fosse verdade.
Mas, para morar no céu não é fácil, é preciso ser obidiente. Não vamos para o céu de qualquer jeito, é fazendo a vontade e o querer de Deus. E  não a nossa vontade...


Jesus, o plano perfeito
Renascer Praise
🎺
Um plano pra salvar, um pacto pra selar
Silêncio no céu
Resgate e salvação encheu seu coração
Ele nem hesitou
No palco do amor, o autor anunciou
🎻A vida e salvação
Tudo que ele fez foi obedecer
O plano que Deus escreveu
🎹
E quando a minha história parecia ter chegado ao fim
A sua graça me alcançou
E quando tudo parecia estar perdido naquela cruz
O seu sangue me libertou (me libertou)
🎤
Jesus, o plano perfeito
Mistério da graça que me transformou
O Seu nome é Jesus, nome sobre todos
Veio pra salvar, ele me salvou!
🎸
Ele pagou o preço da minha salvação
Ele pagou
Jesus
Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo
Pagou o preço da minha salvação
Jesus..... (Te adoramos!)


🙏🏼 OREMOS 🙏🏼

 Deus amado, e bendito, digno de toda honra e louvor, entro na Tua presença para agradecer por mais um dia e com ele a oportunidade de ser alguém melhor que ontem. Obrigado por cada livramento e cada bênção sobre mim. Perdão por meus pecados, defeitos e falhas que me afastando de Ti. Que a cada dia eu possa meditar na Tua Palavra para errar cada vez menos. Senhor, Te agradeço por ter enviado Jesus à Terra para salvar o pecador da condenação eterna. Obrigado por traçar um plano perfeito, um plano de salvação através do seu filho tão amado! Que esse sacrifício não seja em vão. Que eu aproveite cada oportunidade para levar esse plano de salvação e alcançar vidas para Ti. Que assim como fui resgatado (a), outros também sejam, para honra e glória do Teu nome. Que o nome do Senhor Jesus, chegue até os confins da Terra, libertando os cativos das cadeias espirituais. Assim oro em nome de Jesus.

🙌🏾Amém!🙌🏾



by Genis "Graça x Lei"

domingo, 23 de abril de 2017

Obras da Lei

Obras da Lei

 

   A expressão “Obras da Lei” é mais antiga do que o próprio Paulo. Ela já foi utilizada pela comunidade de Qumran quase dois séculos antes de Cristo, como atestam os pergaminhos do Mar Morto descobertos no século passado. Em um dos rolos temos o título “Mikssát Maassêi ha Torá“, ou  “As importantes obras da Lei”. Devido a este nome, esse pergaminho é simplesmente conhecido como “MMT ou 4QMMT”. Nele, há mais de 20 regras haláchquicas sobre purificação, incluindo citações de mandamentos da Torá e principalmente INTERPRETAÇÕES e COMPLEMENTOS de tais mandamentos Mosaicos. Há também regras que excluíam as oferendas dos gentios e os próprios gentios de participarem das atividades do Templo em Jerusalém. O estudo deste documento trouxe grande luz à interpretação do Apóstolo Paulo e seu posicionamento em relação à Torá ou Lei de Moisés.

 

Fragmento do pergaminho 4QMMT, também chamado de “Importantes Obras da Lei” – Qumran – Israel, séc. II a.C.



Baseados no testemunho do próprio Paulo e em alguns de seus discursos de defesa, sabemos que ele não era contra os mandamentos da Torá. Os próprios apóstolos, em Jerusalém, dão um testemunho sólido e irrefutável da conduta de Paulo em relação à Lei de Moisés: “…e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito (que pregas contra a Lei) e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, GUARDANDO a lei.”(At 21:24). Já que Paulo não era contra a Torá, como ele poderia ser contra as “Obras da Torá”? Bem, com a leitura do antigo documento judaico da seita do Mar Morto e interpretando os ensinos de Paulo em seu contexto original, concluímos que Paulo não era contra a Torá ou a obediência a ela, mas sim, contra as INTERPOLAÇÕES E INTERPRETAÇÕES legalísticas que eram contrários à própria Torá (os quais são descritos no documento “Mikssat Maassêi ha Torá“). Ao usar a expressão “Obras da Lei”, Paulo refere-se a uma ideologia muito comum entre judeus e gentios simpatizantes do judaísmo, a saber, que a simples obediência ao mandamento justificaria o praticante perante Deus. Isso é também chamado de “legalismo”. O legalismo é a desobediência a Deus utilizando-se para isso a própria Torá.

A guarda do mandamento, sem a Fé e o coração circunciso, não beneficia em nada ao homem. Pelo contrário, afasta o homem de Deus ao passar a falsa ideia que a simples guarda do mandamento (sem a correta kavaná – intenção do coração e fé) justifica o praticante. Esse é o conteúdo da exortação divina através do profeta Isaías:

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.(…) Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar INIQUIDADE associada ao ajuntamento solene. (…) Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.” (Is 1:11-17).
Nota-se que Deus não está sendo contrário a tais mandamentos, pois Ele mesmo os deu ao povo como ESTATUTO PERPÉTUO, sendo mandamentos para a VIDA. (Dt 30:19-20). Porém, apenas a prática de tais preceitos sem a busca por um coração circuncidado e com sede de justiça, faz com que tal obediência não seja recebida por Deus. Na verdade, tal prática é prejudicial ao homem. É isso que o próprio Paulo quer dizer quando usa a expressão “LETRA”, referindo-se à cega obediência da Torá sem um estado interior e exterior  condizentes: “…o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. (2 Co 3:6). Assim, contrariando a interpretação normativa cristã dessa passagem, Paulo não estava atestando que a Torá “mata” (pois estaria condenando a si mesmo), mas sim, que a FORMA como a Torá é guardada e interpretada é que pode roubar a vida do homem.
Portanto, a mesma Torá (Lei) que é benção para uns, pode ser maldição para outros:  “E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte” (Rm 7:10). Paulo aqui atesta que já fora escravo da LETRA e das “OBRAS DA LEI”, pois sua busca pela pureza da religião e zelo pelas tradições endureceram-lhe e cegaram-lhe o coração, impedindo-o discernir o Messias contido na própria Torá. Na verdade, a aceitação ou não da obediência do homem em relação à Lei de Deus dependerá da fé e do estado do coração do ofertante (Rm 2:28-29). A fé SEMPRE DEVE VIR ANTES do mandamento, e não o contrário (Rm 4:9-15). É como eu sempre digo: “Não obedeço para ser SALVO, obedeço pois SOU salvo.” Essa frase expressa o contraste de MOTIVAÇÃO ao se obedecer a Deus.
No pergaminho MMT do Mar Morto, são ordenados exclusivamente os mandamentos e interpretações de mandamentos sem nenhuma ênfase à mudança de atitude ou de um coração correto diante de Deus. Além disso, são declaradas “halachôt” (dogmas) que humilhavam os gentios e os afastavam do templo (como o tal ‘muro da separação’ que Paulo se refere em Ef 2:14). A essa “falsa obediência” e aos dogmas que afastavam os gentios do Reino de Deus, Paulo deu o nome de “OBRAS DA LEI” ou simplesmente “LETRA”.
Paulo não poderia ser contra a obediência a Torá, pois usou seu próprio testemunho para atestar o contrário (At 24:14, 25:8). Ele também atesta que a Lei é espiritual e boa, e o mandamento, santo, justo e bom (Rm 7:12-14). Não é a Torá o problema, mas sim, o LUGAR onde a mesma está escrita. Na chamada NOVA ALIANÇA, Deus utiliza a obra de Seu ungido para escrever a LEI (Torá) no coração do Seu povo (Jr 31:31). Assim, todo servo do Deus de Israel e discípulo de Yeshua deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta: Onde está a Lei de Deus na minha vida? Ou ela ainda está em pedras, longe e externa à minha natureza, ou está escrita em meu coração, sendo parte da minha natureza. Quem tem ouvidos… ouça!

by Matheus Zandona  Guimarães (ensinandodesiao.org.br)

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Devocional 21/04



Vigiai e orai




"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." - Mateus 24:42 -

Medite na palavra acima, que é muito forte, vigiai, pois não sabeis o dia e nem a hora que Jesus vai voltar. Queridos, estamos vivendo este tempo, a vinda está próxima, e bem próxima, Jesus está vindo buscar os escolhidos, e muitos há dentro da própria igreja que dizem ser crentes, mas vão ficar. Vão ficar porque não obedecem a Deus, e muitos se intitulam "donos da igreja". Amados, são muitos que dizem ser crentes e não abrem nem a bíblia para ler, e tão pouco descem em oração. E tem pastor, também, que é omisso, que está preocupado com o dinheiro dos dízimos e das ofertas, e buscar ovelhas para a salvação, não, não estão nem aí para ovelha nenhuma. Amados, o caso é mais sério do que vocês pensam. Só Jesus na causa.                       

É teologia da prosperidade, corrente da rosa vermelha, terapia do amor, e por aí vai. Onde tem isso na Bíblia? Jesus pregou o amor, o perdão, a humildade, a solidariedade, meus amados, se liguem no trono da graça. Vigia crente! São pessoas que estão na igreja por estar, para fazer média, e muitos para se esconder atrás de uma Bíblia, e não para cumprir os ensinamentos de Cristo.                       

É preciso, amados, descer para poder subir, descer em oração, descer sabendo que Deus é quem é o maior e o melhor, e que diante dele nada somos. Já estamos escutando rumores de guerra, como está em Apocalipse, é preciso buscar mais e mais ao Senhor. A salvação é individual, cada um cuide da sua. Quando Jesus voltar, cada um prestará contas a Deus de seus atos
.


Ele Virá (Temei a Deus...)
Leonardo Gonçalves

🗣(Temei a Deus e dai-lhe glória,
pois é vinda a hora do Seu juízo
e adorai aquele que fez o céu, o mar,
a terra e as fontes das águas!)🙌🏾

🎤Fome, miséria, enchentes e destruição.
Guerras sem nexo, terror, atentados, orgulho🎶
🎼E incompreensão
O medo domina um mundo🎶
🎷Que sente que vai acabar
Escravos do próprio egoísmo alheios à vida,🎶

🎤Mas Ele virá, Ele virá
Ele virá, Ele virá...🎶

🎤Falsos profetas enganam o povo de Deus
Falsas doutrinas e falsos milagres dão margem,🎶
🎻Razão aos ateus
Esqueceu-se do dia sagrado🎶
🎺Ignora-se a Lei do Senhor
E quem não ignora estatutos,🎶
🥁Ignora a essência da lei que é o amor
Mas Ele virá, Ele virá,
Ele virá...🎶

🎤Ele virá, Ele virá
Ele virá, Ele virá...🎶

🎤Agora é o momento em que tenho que decidir
Se ao Deus verdadeiro ou à imagem que dEle criei🎶
Eu quero servir🎶
🎸Preciso buscar Deus na Bíblia
Testemunhar e orar🎶
🎧Pois Cristo virá de assalto
Apenas pra aquele que não vigiar
E Ele virá, Ele virá,🎶
Ele virá...🎶

🎤Ele virá, Ele virá
Ele virá, Ele virá...🎶

🎤Aqui está a perseverança dos santos
Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus🎶
🎹Aqui está a perseverança dos santos
Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus🎶
🎻Grandes e admiráveis são Tuas obras, Senhor
Justos e verdadeiros são Teus caminhos, ó Rei das nações🎶


🎤E se eu estiver sozinho?
E se estiver escuro?🎶
🥁E se estiver frio?
(Ele virá)
E se eu estiver longe?🎶
🎷E se for tarde?
(Ele virá)
As dúvidas me confundem🎶
🎧E a volta de Jesus é certa
Minha insegurança é grande
(Ele virá)
Não quero temer Sua vinda🎶
🎼Minha oração é sincera
(Como não ser sincero com Deus?)
Guarda-me hoje de mim mesmo🎶
(Ele virá...)
🎤E se eu tiver que descansar
Que eu possa acordar sorrindo🎶
🎸Peço força para me vencer
Quero conhecer-Te de verdade🎶
🎹Sentir Tua guarda sobre mim
Estar seguro em Tuas promessas🎶
🎺E se eu estiver sozinho?
E se estiver escuro?🎶
E se estiver frio?
E se eu estiver longe?🎶
🎷E se for tarde?
Não vou temer
Vou me entregar
🎻E nada vai me impedir
Vou vê-Lo naquele dia...🎶

...sorrindo!🎶


🙏🏼 OREMOS 🙏🏼

 Deus de misericórdia e justiça, graças te dou por tudo que és. Obrigada por um dia ter me separado pra Ti, pra cumprir o Teu ide. Pai, tenho tanto do que me arrepender, tanto o que mudar em minha vida, em meus sentimentos. Sei que Jesus pagou um alto preço por mim e levou minhas transgressões, mas isso não é motivo para eu cruzar os braços diante do pecado. Que eu não invalide, com minhas imprudências, o sangue puro e inocente que verteu na cruz por mim. Preciso vigiar para continuar de pé, para continuar na Tua presença, para permanecer firme, não importam as circunstâncias. Sei que o pecado me cerca todo o tempo, mas preciso resistir, negando a mim mesmo, renunciando às minhas vontades. Quero me preparar a cada dia, pois não sei quando serei chamado (a) diante de Ti para prestar contas de minhas escolhas. Me ajuda, Senhor, a fazer escolhas que me levem diante do Teu julgamento com as mãos limpas. Não quero ser afastado(a) de Ti por toda a eternidade, quero entrar no Teu reino, quero ver a Tua face. Senhor, perdoa - me por muitas vezes não ter forças para vencer meus desejos. Já vejo os sinais da gloriosa  volta de Cristo, mas sei que ainda não estou pronto (a), por isso Te peço que me ensine a vencê-los, me fortalece nas fraquezas, para melhor Te servir.  Que eu faça valer a pena o sacrifício de Jesus por mim. Assim oro em nome de Jesus, que vive e reina para sempre.

🙌🏾Amém!🙌🏾


by Genis "Graça x Lei"

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Devocional 20/04



Parceiros de Deus

"Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." 
Atos 12:5
 


Meus queridos, Pedro estava preso, a mando de Herodes, por pregar a palavra do Senhor, por seguir Jesus e tiago. Herodes mandou matá -lo a fio de espada, mas Deus tinha outro plano, outra história para Pedro. Veja que a igreja orava, intercedia  pela vida de Pedro e Deus ouviu seu clamor. Então manda um anjo soltar Pedro daquele lugar, com certeza horrível! Amados, eu digo para mim e para vocês, que o Deus que soltou Pedro daquela prisão, é o mesmo de hoje e lhe pode sim,tirar da prisão. É preciso que você ore, que você creia.

Nao sei por qual prisão você está passando. Se a prisão das drogas, das dívidas, da prostituição, onde, na maioria das vezes são prisões espirituais, das quais jamais sairemos, se não buscarmos Deus. Ou até mesmo prisão física, dentro de uma cadeia, por ter cometido algum delito. Te digo, com certeza, o Deus todo poderoso, olhe o nome: "todo poderoso", pode, sim, te tirar daí. É preciso, meus queridos, orar mais, buscar mais a presença do Senhor. Só em Deus temos a solução para todos os nossos problemas. Não busque homens, busque Deus.

O homem, meus queridos,não pode fazer o que Deus pode. O homem não restaura, por si só a saúde, não dá a paz permanente, não tira nossas mágoas, nossas revoltas do coração, só Deus pode fazer isso. Então é hora de dobrar mais os joelhos e orar com fervor. Nós nem merecemos, mas Deus escuta nossos pedidos e clamores. Veja que a igreja orava por Pedro. E orava sem cessar! E Deus manda aquele lindo anjo tirar Pedro daquele lugar. Em que lugar você está,  que pensas que não podes sair? Você e eu, sozinhos, realmente não podemos, mas servimos a um Deus que tudo pode, especialista em fazer o impossível acontecer. Creia! Ore mais! E verá o que Deus pode fazer!





🎵 Quando A Igreja Ora
🎤 Eyshila

                           🎹
🎷Quando a igreja ora, tudo pode acontecer
Deus nos traz a paz, graça e poder
Quando a igreja chora, vem um anjo recolher
Toda a lágrima que correr.
                        🎸
🎻E não importa a tua denominação
Se a tua vida está em consagração
Tudo podes, sim, naquele que te fortalece
Jesus, Jesus, Jesus.
                          🎶
🎺Quando reunidos somos brasas na fogueira
Cheios de poder, cheios de amor
Fogo sobe e desce sobre as nossas cabeças
Fogo Santo do Senhor.

🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼🎼


🙏🏼OREMOS🙏🏼

Deus bendito, Todo Poderoso, louvado seja o seu nome para sempre. Pedimos que o Senhor nos perdoe, pois temos pecado contra ti e necessitamos do seu perdão. Senhor, obrigado por estar conosco, sem Ti, certamente não seríamos os mesmos hoje, mas muitas vezes nós deixamos o Senhor de lado e não buscamos com a devida diligência estreitarmos nossos laços com o Senhor através da oração. O nosso Senhor Jesus nos ensinou a orar, não somente isso, mas também deu exemplo de uma vida de oração, nos mostrando que quem ora tem intimidade com o Pai, e que há conquistas que só são possíveis através da oração. Nos dê sabedoria para que não sejamos crentes que usam a oração como medida de emergência, orando apenas quando tudo vai mal e estamos sem opções, mas que sejamos aqueles que oram constantemente, não apenas para pedir, mas também para agradecer e para termos um relacionamento mais próximo do Senhor. Oramos assim, em nome de Jesus.

🙌🏾 Amém! 🙌🏼



by Genis "Graça x Lei"

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Habacuque, ícone de Fé Incondicional

O Salmo de Habacuque



No terceiro capítulo, temos uma das mais belas expressões do amor incondicional a Deus , é a melhor explicação sobre a relação de Deus com o mal existente no mundo. Trata-se da resposta de Deus a Habacuque, que diluiu os dilemas que havia no coração dele.

O capítulo 3 é o desfecho do livro, é composto por um dos mais famosos cânticos da Bíblia Sagrada.
Encontramos um Salmo alegre, uma teofania. Habacuque vê a poderosa glória do Senhor, e seu coração se comove. O que ele viu mudou sua disposição de queixa para alegria. E passa a descrever Deus em ação vencendo os ímpios e toda impiedade. A manifestação do Senhor é inspirada em sua presença majestosa no Monte Sinai (Êxodo 19).

Habacuque 3.19 parece indicar a associação do autor com a música, o que dá a entender que, talvez, ele fosse um levita.

Lições em Habacuque: semeadura e colheita


Deus mostrou para Habacuque duas coisas seguras. Primeira: os babilônios violentos e orgulhosos seriam destruídos com as mesmas armas que haviam usado contra outros povos, assim como destruíram nações inteiras, também eles seriam destruídos. O mal pode até dominar sobre a terra, mas ela não tem força permanente (2.13). A segunda certeza era o caráter de Deus. Ele permanece em silêncio durante determinado tempo, mas nunca para sempre (2.14).
O livro de Habacuque não responde a razão de Deus permitir o mal. Declara que Deus jamais perde o controle sobre as situações. Esclarece que o mal encontra seu destino lógico de autodestruição. Informa que a glória do Senhor encherá a terra no tempo que o Criador assim determinou acontecer.

Aplicação pessoal

O cristão deve apegar-se à verdade de que o justo vive pela fé; seja paciente, o futuro pertence a Deus. O crente pode encontrar esperança e alegria mediante a fé em Deus, sem se importar quais sejam as circunstâncias no tempo presente e no futuro.
É possível que aconteça muitas vezes de o cristão sentir-se confuso ao presenciar a escalada, aparentemente triunfante aos olhos de Deus, de pessoas injustas. E em sua mente confusa fazer reclamações a Deus por considerar que Ele esteja sendo omisso. Habacuque não permaneceu apenas no campo das reclamações. Demonstrou que acontecesse o que acontecesse, para ele a vida só seria considerada plena na presença do Senhor. E aproximou-se de Deus em oração, abriu seu coração com clareza plena fazendo indagações que desejava respostas. Ao agir assim, mostrou ser homem de fé.

Podemos fazer a mesma coisa? Sim, porque existe um pouco de Habacuque dentro de nós. É exatamente isso que nós cristãos devemos fazer quando nos sentimos confundidos com ocorrências em nosso derredor. Emitir reclamações "perturba" ao Senhor, porém, as perguntas sinceras são sinais de confiança e Lhe agradam!

Deus lhe concederá contato direto e exclusivo para tirar todas as dúvidas. Quando alguma coisa não faz sentido, costuma ser porque ainda não dispomos de informações suficientes. Falta uma visão geral da situação. Em situações confusas, peça em oração que Deus esclareça tudo, mas não espere que Ele esclareça no momento seguinte, continue perseverante em sua devoção ao Senhor, mantenha a confiança de que Ele esclarecerá você no momento certo, e se realmente for preciso terá todos os detalhes muito bem explicadinhos.


Medite sobre a origem da confiança e alegria de Habacuque.

Conclusão


O profeta expressou maravilhosamente essa atitude de fé nos últimos três capítulos do livro e por seu procedimento aprendemos que não importa quão difícil a vida possa ser, pela fé encontramos fontes de alegria e de renovação das forças para continuar em pé e seguindo adiante. A declaração sobre a importância da fé não resolve problemas, mas ajuda o ser humano a superar os momentos difíceis, até que o julgamento divino chegue. No caso de Habacuque, o julgamento divino sobre a Babilônia.

É quase certo que Habacuque não viveu tempo suficiente para ver a destruição dos babilônios, mas hoje a Babilônia é apenas parte de memória histórica conforme a predição. Assim como Habacuque, devemos esperar com fé que  promessas divinas se cumpram, pois é exatamente no cumprimento delas que a glória do Senhor enche a terra (2.14).

Devocional 19/04

Primeiro Amor

 

 "E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia." - Atos 11: 28-29

Nos versículos acima, Ágabo prevê que haveria uma grande fome em todo o mundo. E os discípulos resolveram, cada um conforme suas posses, ajudar os irmãos que habitavam na Judeia. Olhem, amados, os objetivos e essência da igreja primitiva, primeiro pregar a palavra de Deus, e depois ajudar uns aos outros. É amor, amados, a igreja primitiva tinha amor verdadeiro. Esta ajuda, a palavra é bem clara quando diz "cada um ajudava conforme suas posses".                       

Amados, muito diferente da igreja de hoje, onde muitos nem a palavra do Senhor pregam mais. Pregam a teologia da prosperidade, a riqueza, uma boa vida sem problemas. Deus nunca disse que a vida seria fácil, ao contrário Ele disse "no mundo tereis tribulações". Então, a igreja atual está muito distante da igreja primitiva, onde o objetivo da igreja era levar a sagrada palavra de Deus, seus ensinamentos, e cooperar uns com os outros. O ser humano perde o amor a si próprio quando inverte os papéis.                       

A palavra do Senhor diz, para mim e para você, que é para amarmos uns aos outros como Deus nos amou, e isto não acontece, e dentro de própria igreja, onde se diz que se conhece a palavra, conhecer a palavra é uma coisa, porque o importante é viver a palavra de Deus. Quando Ágabo previu uma grande fome em todo o mundo, os discípulos logo se  dispuseram a ajudar, a cooperar com aqueles mais carentes. E tem mais, cada um contribuiu como pôde, como pôde, meus queridos, porque é assim, na palavra do Senhor diz "faça como puder". Amados, vamos orar ao Senhor, que é o único que pode transformar vidas e corações para que amemos mais nossos irmãos.                      


PRIMEIRO AMOR
ALINE BARROS

🎤Quero voltar ao início de tudo
Encontrar-me contigo Senhor🎶
🎼Quero rever meus conceitos
Valores eu quero reconstruir 🎶
🎻Vou regressar ao caminho
Vou ver as primeiras obras
Senhor 🎶

🎤Eu me arrependo Senhor,
me arrependo Senhor, 🎶
me arrependo Senhor
🎤Eu quero voltar ao primeiro amor,
ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus 🎶
🎹Eu quero voltar ao primeiro amor,
ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus 🎶

🎤Quero voltar ao início de tudo
Encontrar-me contigo Senhor 🎶
🎧Quero rever meus conceitos
Valores eu quero reconstruir 🎶
🎷Vou regressar ao caminho
Ver ver as primeiras obras Senhor🎶

🎤Eu me arrependo Senhor,
me arrependo Senhor,🎶
🎻me arrependo Senhor
Eu quero voltar ao primeiro amor,
ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus 🎶

🎤Eu quero voltar ao primeiro amor,
ao primeiro amor, eu quero voltar a Deus🎶                                               



🙏🏼OREMOS🙏🏼

Amado Deus e eterno Pai. Diante de Ti nos prostramos para agradecer as tuas misericórdias que sempre nos alcança.
Pai usa nos para a tua glória. Usa nos para fazermos a tua vontade.
Que a nossa vida seja exemplo vivo de como devemos te servi.
Nos ensina a ser servos e não pedra de tropeço.
Deus afasta dos nossos caminhos tudo aquilo que nos afasta de Ti.
Nos ensina a olharmos para Ti como sendo sempre o nosso centro.
Que a nossa vontade seja estar sempre em Tua presença, e com os corações quebrantados te adorar.
Pai que o Senhor veja em minha vida uma vida que anseia a Tua presença.
Que falar e viver o Teu amor seja o nosso maior prazer.  Senhor arranca de dentro de nós tudo aquilo que entristece o Teu coração.
Que o pecado não encontre lugar em nossas vidas.
Que a Tua presença transborde nos enchendo do seu inimaginável amor.
Deus nos permita viver todos os dias a alegria de te servir, em nome do Senhor da glória que vive para sempre Jesus Cristo. Amém!


🙌🏾 Amém! 🙌🏼

by Genis "Graça x Lei"